UNIFESP - EPM

Tutorial para Preencher as Causas da Morte da Declaração de Óbito
Departamento de Informática em Saúde

Sobre o Projeto


A Declaração de Óbito (DO) é um documento oficial e também um documento público. As informações demográficas e as causas da morte que constam na DO, são usadas para construir o conhecimento epidemiológico, sendo o ponto de partida para cientistas e gestores que iniciam pesquisas ou planejam o financiamento de programas nas áreas sociais e da saúde. Cabe ao médico a responsabilidade de registrar na DO as causas da morte e os fatores relacionados, e não é surpresa que a maioria deles, nunca tenha recebido instrução formal, de como preenchê-la. Dados do Programa de Aprimoramento das Informações de Mortalidade (PRO-AIM) no Município de São Paulo, revelam que anualmente ao redor de 3% das DO preenchidas requerem investigação adicional. A situação não é diferente nos E.U.A. e particularmente na Califórnia onde 1 em cada 4 declarações preenchidas pelos médicos americanos devem ser revistas e refeitas.(The Death Certificate: A Primer for Physicians)

O objetivo deste trabalho é auxiliar médicos e estudantes de medicina no aprendizado do preenchimento adequado das causas da morte (Bloco VI - Campo 49 Partes I e II) da DO.

Este projeto recebeu apoio da Pró-Reitoria de Graduação através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC 2002, de acordo com a política de pesquisa, para a iniciação científica na graduação.

Bolsista PIBIC - CNPq 2002: Acadêmico João Paulo Guerra Braga - 4º ano médico
Analista de Sistemas: Sra. Marlene Sakumoto Akiyama
Coordenador da Rede Acadêmica: Sr. Rafael Vinicius Daré Giusti
Orientador: Prof. Dr. Meide Silva Anção

Como citar:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO. Departamento de Informática em Saúde. Disciplina de Informática em Saúde. Tutorial para preencher as causas da morte da Declaração de Óbito. Disponível em: http://gamba.epm.br/tutorial/campo49/. Acesso em: DD MM AAAA.

O projeto está dividido em 5 tópicos:

1- Tutorial - Princípios Básicos
Neste tópico apresentamos o campo 49 da Parte I do Bloco VI - "Condições e Causas do Óbito". Esperamos que após a leitura dessas páginas, o médico e o estudante de medicina tenham se familiarizado com a forma mais adequada de preenchê-lo, utilizando os conhecimentos fisiopatológicos adquiridos durante o curso médico.
2- Consulta Rápida
Este tópico oferece uma exposição sucinta dos pontos mais importantes a serem observados durante o preenchimento das causas da morte da declaração de óbito.
3- Exemplos de Preenchimento
Este item apresenta alguns exemplos de preenchimento das causas da morte. Há declarações completadas tanto de forma adequada como inadequada, permitindo compará-las e esclarecendo os pontos mais importantes.
4- Tutorial Interativo
Nesta etapa do Tutorial, solicitamos ao usuário preencher um pequeno cadastro, apenas com o intuito de nos ajudar a conhecer o perfil do público que nos acessa. A apresentação de diversos casos clínicos simulados, com até três níveis de dificuldade, permite que o usuário teste o conhecimento adquirido, preenchendo as causas da morte, utilizando formulários que simulam as Partes I e II do campo 49, da declaração de óbito.
5- Outros Locais Relacionados
Páginas da Web com conteúdo semelhante e complementar ao aqui proposto.

2002 - 2003 DIS-Unifesp/EPMcontato: meide@dis.epm.br
Próximo
| home | sobre | tutorial básico | consulta rápida | exemplos | tutorial interativo | outros locais |